HISTÓRICO
O Curso de Ciências Contábeis foi criado em 9 de setembro de 1966 na 79 sessão do Conselho Universitário. O curso foi organizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas, tendo sido nomeado seu primeiro Diretor o Professor José Pereira Ritzel.
A primeira turma teve a matrícula de trinta e quatro alunos, o regime era semestral e o curso tinha a duração de quatro anos.
Por meio do Decreto nº 66.191/70, o curso foi integrado ao Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas, e no período de 17 a 23 de outubro do mesmo ano, foi alvo de verificação procedida pelo MEC, para efeito de reconhecimento. Com parecer favorável da comissão verificadora, o Colendo Conselho Federal de Educação, em 5 de fevereiro de 1971, emitiu parecer nº 104/71, do qual foi promulgado decreto, pelo Exmo. Sr. Presidente da República, com o nº 68.553, em 28/04/71, concedendo o reconhecimento.
Com o Curso em andamento, por meio do processo nº 1520/70 do Magnífico Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho, o qual ficou vinculado ao então Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas.
Desde 1978 o Curso de Ciências Contábeis integra o atual Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH).
O CONTADOR
1. Na empresa: a. Planejador Tributário b. Analista Financeiro c. Contador Geral d. Cargos Administrativos - Área financeira, logística... e. Auditor Interno f. Contador de Custo g. Contador Gerencial h. Atuário | 3. No ensino: a. Professor b. Escritor c. Parecerista d. Conferencista |
2. Independente (autônomo): a. Auditor Independente b. Consultor c. Empresário Contábil d. Perito Contábil e. Investigador de Fraude | 4. Órgão Público: a. Contador Público b. Agente Fiscal de Renda c. Diversos Concursos Públicos - Banco Central, Controlador de Arrecadação... d. Tribunal de Contas e. Oficial Contador |
Informações retiradas do site www.ufsm.br/contabeis/.